Feeds RSS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

8ª RIMA PARA PEDIDO DE DESCULPAS POR FALTA ÀS AULAS E PARA SOLICITAÇÃO DE UM TEXTO DA PROF.ª SUSANA SOUTO


Abaixo, poema do nosso poeta vivíssimo Wagneeeeer. Como fala o título, é uma súplica à professora Susana Souto com métrica e rima...


8ª RIMA PARA PEDIDO DE DESCULPAS POR FALTA ÀS AULAS E PARA SOLICITAÇÃO DE UM TEXTO DA PROF.ª SUSANA SOUTO


I
Susana, bela e lépida docente,
Pedir-vos co’estes versos já surrados
Venho eu, nos vossos olhos emprestados,
Mover o peito a um coração que assente.
Lede! Pois d’aulas vossas ausentado,
Duas coisas vos falo, uma só se sente:
Que eu tenha o vosso caro e bom perdão.
Que eu tenha o vosso texto de Abraão.

II

Não que eu tenha a vossa aula o mau costume
De matar. Antes morro eu se não a ter,
Pois a Literatura é o meu prazer
E as vossas aulas o meu vivo lume.
Mas é que sem nem mais, nem para quê,
Padeci por excesso de meu estrume,
Que fez do vaso não um trono, mas jaula,
Razão por que mui faltei a vossa aula.

III

Num assomo de vosso bom sotaque
Direis, contudo: “Que de mim queres?”.
E eu (pobre de um mortal) aluno reles:
- Dai-me o tal sacrifício são de Isaque
Em prosa, em verso; enfim, o que tiverdes.
Só não me deixeis ver a desventura
De isentar-me de tão sacra leitura.

IV

Susana, a profª, grandeloquente ativa:
- tsc, tsc! Eu trouxe o tal texto em outrora...
E eis que intercalo: - Por favor, senhora,
Trazei-mo mais uma vez sem invectiva,
Se vos tenho o perdão. Mas não vou embora
Enquanto não o derdes com mão cativa.
Move o rosto a grandíloqua a sorrir.
O mal passou, o melhor está por vir.

V

Qual mestre há de banir interessado
O aluno, quando se vê nele graça,
Ainda que tudo erre e nada faça?
Se o Pai perdoa o filho aquebrantado,
Que fará o mestre do aprendiz com jaça?
Todavia vos dou último recado:
Dai-me o texto, e tereis benção ou maldição
Do Deus de Isaque, de Jacó e Abraão.

(Wagner Williams-aluno de Letras/8º período)
14/09/09

2 comentários:

Unknown disse...

É... de fato, a 8ª rima surtiu efeito favorável a mim. Fui perdoado, tive as faltas abonadas, e recebi o texto épico sobre Abraão. No dizer de minha mãe: "desse jeito não há ninguém que não lhe perdoe". Báh! E ainda vem Immanuel Kant e diz que Literatura não serve para nada...? ah, vai se f@#*.

Má-poesia disse...

Concordo plenamente com sua mãe, poetacrítico Wagner. Muito bom o poema, genial... Melhor que a descrição que havia me feito. ^^.
É verdade, "Literatura , a arte sem fim"... vc mostrou muito bem uma das utilidades da Literatura, a Literatura no Quotidiano.
:***

Postar um comentário

E com a palavra, você: