Feeds RSS

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ERA DO GELO Valquíria Novaes – Psicóloga


ERA DO GELO


Durante a era do gelo, muitos animais pré-históricos, mesmo que gigantescos, não se adaptavam às condições climáticas hostis, e não resistindo ao frio intenso, infensos, morriam.

Uma manada de porcos espinhos, numa tentativa de sobreviver, começou a se aglomerar, pois ela percebeu que daquele modo cada um podia sentir o calor do outro. Juntos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por um pouco mais de tempo o longo inverno tenebroso.

Todavia a própria estrutura anatômica dos porcos passou a ser um problema. Os espinhos de cada porco feriam os demais, principalmente os que mais forneciam calor. Furados e feridos, eles dispersaram-se por não suportarem por mais tempo os espinhos dos outros. Os dissidentes, buscando subsistir sozinhos em separados, pereciam sem demora: o corpo era um só para suportar a nevasca devastadora. Vendo muitos congelar, os que não morriam, apesar de agonizarem, voltavam a se aglomerar ao bando pouco a pouco, timidamente, com mais jeito e precaução, de forma que, unidos, cada qual conservava certa distância um do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir. E, com paciência, sobreviveram, em fim.

Valquíria Novaes – Psicóloga.

0 comentários:

Postar um comentário

E com a palavra, você: