Feeds RSS

sábado, 11 de abril de 2009

Breve biografia de Baudelaire


No dia 09 de abril de 1821, nasce na rue Hautefeuille, Paris, Charles-Pierre Baudelaire o “comedor de ópio” mais célebre da Literatura, precursor do Simbolismo, inventor da palavra modernidade e tantos outros feitos atribuídos a ele ; um dos principais ícones da Literatura Moderna.

Quem soube esculpir com palavras muito bem e transformar em poesia o outro laudo de Paris o lado dos esgostos ,dos prostíbulos, o mundo alucinógeno do ópio, haxixe, fumo , o prazer sexual, as orgias, o lesbianismo; rompendo totalmente com os padrões da época.


Excelente e fissurado tradutor de Poe, trouxe a Paris algumas obras de Poe como:


Histoires extraordinaires,1856

Nouvelles Histoires s extraordinaires,1857

Eurêka,1864

Histoires grotesques et serieuse,1865



E em alguns momentos, percebe-se uma certa relação entre Poe e Baudelaire , principalmente pela obsessão pelo mistério , como traduziu em Poe , “ o mistério envolve meu destino por todos os lados”. é notável o fascínio e a obsessão por Poe.

Em 1857, Baudelaire publica As Flores do Mal (Les Fleurs du Mal) o que lhe rende além da condenação ao pagamento de multa , a eliminação de seis poemas e o julgamento de obscenidade , o atributo de inovador da literatura francesa , esta ousadia garantiu a fixação e obrigatoriedade de seu nome na referência ao Simbolismo e à modernidade

Em 1860, encontramos o Baudelaire sifilítico e usuário de drogas , experiências advindas desta “fase” que lhe rendem o livro “Os Paraísos Artificiais” Les Paradises artificiels, considerado o mais profundo ensaio sobre a metafísica da droga. Baudelaire transformou em poesia os momento alucinados, alucinantes e alucinógenos.

Antes mesmo de publicar suas

Com apenas 46 anos, morre nos braços da mãe Baudelaire, acometido por une congestion cérébrale, como descreve a mãe, porém seu legado foi enorme, pois regou toda a poesia moderna ocidental.

Quem se interessar em pesquisar mais sobre Baudelaire e desejar levar seu nome à capa de TCC, temos alguns professores que trabalham com as obras dele , entre eles o professor Fiúza , que também já vem trabalhando não somente na orientação de TCC, como também de Projetos Integradores.



Convido-os a ler os poemas baudelairianos.


Maciene

5 comentários:

Anônimo disse...

Peço desculpas aos meus amigos pelo meu estado de inercia devido a alguns problemas, mas ao ler esta biobliografia, me faz sempre recordar do poema do haxixe, regado a um bom vinho e uma poeticidade cinestésica deslumbrante.Aos bons leitores,recomendo-os o Charles \o/. Jonas

Anônimo disse...

achei uma merda a biografia de Baudelaire...pois essa biografia que postaram aqui tem erros de português "Gravissímos" e na primeira ou até mesmo na segunda lida de texto , não consigo entender..pois está pessímo mesmo até oque estão tentando nos mostrar . Então pesso por gentileza a essa pessoa que digitou essa biografia , para, se apurar mais na gramática,não querendo ser egoísta , pois uma pessoa que possa querer saber sobre a vida de Baudelaire ou fazer até pesquisas para trabalhos sobre esse assunto , pode até acabar se dando mal..então é isso aí apenas um avizo.. Gratoo Anônimo

Má-poesia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Má-poesia disse...

PeÇo desculpas pela biografia ter sido postada sem edição constando erros de português “gravíssimos”. O internauta amigo deve postado entre aspas, pois ele mesmo não deve ter senso de julgamento próprio para afirmar a gravidade de um “erro” de português. Mas agradeço o conselho ao mesmo tempo em que retribuo a gentileza: peÇo(desculpas por usar a repetição, mas tenho que apelar um pouquinho);bom: peÇo, por gentileza, que procure uma gramática , acredito que até as menos renomadas fala do uso da vírgula, acentuação, conjugação de verbos como o “pedir”, por exemplo. Apesar de saber e poder ver que você entende muito bem destas coisas, não custa nada pedir a você que fundamente o seu julgamento a respeito da escrita das pessoas, já que o erro foi tão “gravíssimo”.Outro conselho, não precisa agradecer, mas, modéstia à parte, este é o mais valioso: Que tal se informar pelo menos um pouquinho pra falar de quem se informou o suficiente para dar informações de Baudelaire? Enfim, também pode servir como aviSo... Como quiser! Muito agradecida... Assino: Maciene Alves

Quotidiano disse...

É meu caro, você deveria ter prestado mais atenção na sua calda.Parabéns Maciene, respondeu a altura.

Postar um comentário

E com a palavra, você: